quinta-feira, 1 de maio de 2008

Dietas alternativas - Crudívora e do Tipo Sanguíneo

Crudívora

Os crudívoros, quase todos vegetarianos, alimentam-se de legumes, frutos frescos e secos e grãos germinados crus. Os adeptos deste tipo de dieta alegam que esta é a única forma de tirar total partido das enzimas dos alimentos. Chamam-lhe comida viva. Mas o “argumento do alimento vivo não faz qualquer sentido” para a nutricionista Alva Seixas Martins. Os alimentos crus “contém substâncias antinutricionais, os chamados fotoquímicos, que, em doses massivas, podem prejudicar a absorção de cálcio, zinco, magnésio e ferro”, alerta a especialista.

Do Tipo Sanguíneo

Segundo Petd’Adamo, naturopata norte-americano de 51 anos, existe uma correlação entre o grupo sanguíneo de uma pessoa e o tipo de alimentação que ela deve adoptar. No livro "Eat Right foy your type", publicado nos EUA em 1996, D’Adamo defende que:
  • Pessoas com sangue do tipo O, que ele designa por caçadoras, devem previligiar uma dieta rica em carne, peixe e marisco e pobre em cereais, leguminosas e lacticínios.
  • Indivíduos com o tipo A , denominados agricultores , têm um aparelho digestivo sensível, pelo que devem seguir um regime alimentar pobre em carne mas rico em vegetais.
  • Pelo contrário os do tipo sanguíneo B, intitulados nómadas,têm um aparelho digestivo resistente, são amnívoros por natureza e podem abusar dos lacticínios.
  • As pessoas do tipo sanguíneo AB , encaixadas na categoria enigma, são as únicas que podem comer de tudo.

No entanto esta dieta do tipo sanguíneo não é, na opinião da nutricionista Alva Seixas Martins, das mais radicais, mas atenção “não existe qualquer validação científica para a teoria de Peter d’Adamo”.

Fonte: Jornal Expresso

Sem comentários: