terça-feira, 29 de abril de 2008

Influência negativa da Internet

A consulta de sítios e blogues que fazem a apologia de distúrbios alimentares como a anorexia ou bulimia pode levar a um agravamento destas doenças nos jovens.


São estas as consclusões do estudo realizado por uma clínica de Stanford, nos Estados Unidos, que envolveu 698 famílias com jovens entre os 10 e os 22 anos, com perturbações alimentares. Foram enviados enquéritos aos doentes e pais, com perguntas sobre a gravidade da doença, o impacto na qualidade de vida e o recurso a sítios na Internet sobre anorexia ou bulimia.

Cerca de metade dos pais disse saber da existência destes sítios, mas desconhecia se os filhos os usavam. Dos jovens, 35.5% afirmou ter visitado páginas que fazem a apologia destas perturbações e as defendem como um "estilo de vida".

Os doentes afirmaram ainda ter aprendido novas técnicas de indução do vómito e para perder peso. Verificou-se também que estes tinham sido mais vezes internados do que os que nunca viram páginas sobre o assunto. Os utilizadores de sítios com movimentos pró-perturbação, estavam doentes há mais tempo do que os que visitam páginas a favor da recuperação, passavam menos tempo na escola ou a fazer os trabalhos de casa. Parece assim existir uma relação entre estes sítios e o aumento do número de casoa de bulimia ou anorexia.


A utilização de sítios que fomentam a doença por adolescentes e a encaram como um estilo de vida é uma realidade. Contudo, a maioria dos pais desconhece-o.

É assim essencial aos pais estarem atentos à influência que a Internet pode ter nos comportamentos dos jovens, não só no que diz respeito a estes problemas.
O acesso descontrolado e não supervisionado à Internet por parte dos jovens pode ter consequências muitos graves para estes jovens.

Fonte: Teste Saúde Nº 65 Fevereiro/Março 2008

Sem comentários: