segunda-feira, 24 de março de 2008

As Crianças e as Verduras

Uma pesquisa sobre Hábitos Alimentares na Infância e Adolescência (Estudo Enkid, 1998-2000) com a participação de mais de 3500 crianças e jovens com idades compreendidas entre os 2 e os 24 anos, concluiu que o consumo de frutas e legumes é claramente insufiente.

Mas como fazer para que as crianças comam fruta e legumes....e gostem!

Eis alguns conselhos que poderão ajudar a incentivar o consumo destes alimentos em todas as refeições das crianças:

  • Fazer pratos com boa apresentação e coloridos para se tornarem mais actrativos. É uma incentivo para crianças e jovens porque chama mais a sua atenção e torna-se mais apetitoso.

  • Procurar que a criança comece o dia a comer fruta. Um copo de sumo de fruta variada dar-lhe-á um começo de dia delicioso e energético e, adicionalmente, acrescentará um boa quantidade de fibras, vitaminas e minerais, e nada de gorduras.
  • Colocar sempre na mochila da criança uma maça, uma laranja, uma pêra, uma banana ou um saco de frutos secos.

  • Manter as frutas e os vegetais ao seu alcance. Devem estar sempre visíveis quando a criança abrir o frigorífico. Se os vir, é mais provável que os coma.

  • Juntar frutas e legumes cortados ou em puré a outros pratos. Por exemplo: pudim de espinafres e queijo, esparguete com cogumelos, arroz com legumes...Utilizar os legumes picados muito finos ou ralados.

  • Utilizar puré de verduras para engrossar as sopas e acrescentar sabor.


  • Cortar os vegetais em formas originais. Torna-os mais apetecíveis.

Uma alimentação rica, variada e saudável permite às crianças alcançar o seu crescimento e potencial de desenvolimento máximos, ajudando-as a prevenir doenças importantes. Há que apostar em educar as crianças em sabores diferentes e variados...


Fonte: Saúde & Lar

Sem comentários: