sábado, 15 de março de 2008

OMS prevê a primeira diminuição de esperança de vida em 200 anos


A crescente incidência de diabetes tipo 2 e obesidade em crianças e jovens poderá estar na origem de uma diminuição da esperança média de vida da população. Torna-se urgente desenvolver uma correcta política de educação e prevenção, que deve passar pelos próprios jovens e crianças, mas também pelos pais, escola, profissionais de saúde e sociedade em geral.

A notícia é alarmante:

30 por cento dos jovens têm diabetes tipo 2
OMS prevê a primeira diminuição de esperança de vida em 200 anos

Trinta por cento dos jovens em todo o mundo já sofre de diabetes tipo 2 e em algumas comunidades étnicas dos Estados Unidos a percentagem ronda os 50 por cento, segundo dados da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, noticia a Lusa.

O director clínico da associação, José Manuel Boavida, revelou estes dados durante a apresentação da campanha publicitária «Maio Mês do Coração», que este ano destaca dois dos maiores factores das doenças cardíacas: a obesidade e a diabetes. O especialista referiu que um em cada três destes jovens está em risco e vai morrer antes dos 55 anos. A justificação para a actual situação é dada pelos «estilos de vida modernos».

«Pela primeira vez em 200 anos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê uma diminuição da esperança de vida», alertou Boavida, admitindo a hipótese de os pediatras começarem, dentro em breve, a fazerem o rastreio de doenças coronárias.

Também a alta comissária para a saúde, Maria do Céu Machado, salientou tratar-se de um problema cultural de uma sociedade que transforma «uma batata cozida de 70 calorias num pacote de batatas fritas de 500 calorias».

Por seu lado, o presidente da Fundação Portuguesa Cardiologia, Manuel Carrageta, sublinhou que as doenças cardiovasculares e do aparelho circulatório vão ser a principal causa de morte em todo o mundo a partir de 2010/2012, altura em que estas patologias vão aumentar a sua prevalência na África sub-saariana.

Por ano, morrem actualmente 17 milhões de pessoas vítimas de doenças cardiovasculares e circulatórias. Em Portugal, entre os doentes com factores de risco, o tabagismo tem-se mantido nos mesmos níveis, observando-se uma melhoria nos valores do colesterol, com a obesidade a elevar-se de 25,3 para 32,8 por cento. Manuel Carrageta referiu que os últimos números reflectem uma perda média de seis anos de vida nos homens obesos e de sete anos nas mulheres.

1 comentário:

Anónimo disse...

Menina Diana e companhia, parabéns pelo blogue. Tem uma apresentação bastante cuidada, a escolha de cores foi acertada! Em termos de conteúdo, deixo uma sugestão. Porque não apresentam menus semanais (almoço e jantar) de refeições equilibradas e saudáveis. Não há necessidade de muito detalhe, apenas o básico. Penso que ajudaria muita boa gente, que se depara com o problema de não saber o que fazer para o almoço/jantar.