domingo, 30 de março de 2008

"Light" mas pouco...

O termo light é das alegações nutricionais mais divulgadas quando se publicita um produto alimentar. Aplica-se exclusivamente quando há uma redução, no mínimo de 30 % num nutriente, como gordura ou açúcar, relativamente ao alimento tradicional.

Mas atenção!! Light não significa menos calorias. Por exemplo, uma marca de cereais de pequeno almoço pode reduzir a quantidade de gordura em 30%, relativamente a outro produto da marca, mas simultaneamente aumentar a quantidade de açúcar. Neste caso, o produto pode ser considerado light, mas mantém o valor energético.

Outro exemplo são as batatas fritas, que fazem uma correcta atribuição da deseignação light ao diminuirem em 33% a quantidade de gordura. Mas esta redução não impede que o produto continue rico neste nutriente tão nefasto para a saúde.


Assim, é necessário uma atenção especial na escolha destes produtos. É importante não prestar apenas atenção a este tipo de alegações nutricionais, mas também ver cuidadosamente os rótulos, que deverão conter a lista de ingredientes e a informação nutricional. Só assim se pode saber se o produto é saudável e não contém excesso de sal, açúcar ou gorduras.

1 comentário:

Mariana Batista, Raquel Neto e Rita Monteiro disse...

Muito interessante este post. É um tema que me preocupa bastante. Hoje se não estivermos atentos aos rótulos somos facilmente enganados pelas embalagens que apresentam frequentemente as inscrições "light" e "0%"apenas para cativar o consumidor mas que no fundo não contribuem para uma alimentação saudável. Adorei o post. Continuem assim.

Mariana Batista*