quarta-feira, 26 de março de 2008

Publicidade e Obesidade Infantil - Parte I

O Observatório da Publicidade, desenvolveu um estudo - "Publicidade a Alimentos para Crianças e Jovens" - que pretendia caracterizar e perceber os efeitos da publicidade a alimentos para crianças e jovens no aumento da obesidade infantil.

Foram visionados cerca de 150 horas de televisão distribuídas pelos canais RTP1, SIC,TVI,SIC Radical e Panda. No estudo foram considerados 108 anúncios a alimentos para crianças e jovens.
As conclusões retiradas mostraram-se bastante interessantes:

  • A publicidade a produtos alimentares dirigida a crianças e jovens predomina na televisão, 81,48% dos anúncios analisados e com repetições a variarem entre 1 e 30 vezes;

  • Dos grupos alimentares identificados, observou-se que mais de 60% dos anúncios exibidos se encontram directa ou indirectamente ligados ao grupo de Açúcar e Açucarado, combinando com grupos nucleares de Lacticínios e Cereais;

  • A presença de uma personagem mascote como elemento facilitador da relação e reconhecimento da marca ocorre em 48% dos anúncios analisados. Tratando-se de uma mascote, a tendência é para ser construída sobre uma base fictícia e em forma animal, conferindo-lhe um carácter imaginário e antropomórfico que permite ao alvo de comunicação identificar valores e emoções da marca sem procurar a sua correspondência na realidade exterior;



  • Para além da personagem mascote verifica-se que mais de 90% da publicidade integra personagens que actuam como modelos de utilização dos produtos, em contextos quotidianos grupais (amigos e família) reconhecidos pelas crianças e jovens. O género dominante da personagem principal é o masculino podendo remeter para valores como a actividade física mais dinâmica e mais energética e forte, atributos estes que estão associados aos benefícios da alimentação em geral e subjacentes ao conceito de saudável.

  • As cores (vermelho e amarelo) e a música (rock) utilizadas orientam a percepção das pessoas expostas aos anúncios para emoções de alegria, energia e dinamismo.

Apesar de a relação entre obesidade infantil e publicidade não ser directamente comprovada através deste estudo, as conclusões retiradas sugerem uma relação, dada a percentagem de anúncios publicitários dirigidos a este público alvo, bem como ao tipo de produtos alimentares anunciados.

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