sábado, 5 de abril de 2008

Comer Peixe Faz Bem!

O peixe é rico em proteínas, sais minerais e vitaminas e é um dos mais importantes recursos alimentares do homem.

Além de saboroso, o peixe é um alimento com um sem-número de benefícios nutricionais. Porquê? Porque é um excelente fornecedor de proteínas de elevado valor biológico, vitaminas (nomeadamente A, D e B12) e minerais, como o cálcio, o fósforo, o iodo e o cobalto.


Os peixes gordos (sardinha, atum, salmão, cavala, arenque, anchova, enguia, lampreia, sável) têm cerca do dobro das calorias dos peixes magros (bacalhau, solha, pescada, faneca, dourada, robalo, raia). Tal diferença deve-se ao teor superior de gordura dos peixes gordos. E, apesar de os alimentos ricos em gorduras serem desaconselhados, a gordura presente no peixe é considerada saudável e benéfica.


Ao contrário das gorduras saturadas presentes em alguns alimentos de origem animal, a gordura do peixe é insaturada. O peixe é rico em dois tipos de gordura pertencentes ao grupo ómega 3.

Ácidos Gordos Ómega 3

Segundo os especialistas, os ácidos gordos ómega 3 oferecem uma protecção contra os problemas cardiovasculares e favorecem uma melhoria do perfil lipídico (gordura). Vários estudos demonstraram o seu valor em condições como a arterosclerose, artrite reumatóide e doenças de pele, como o eczema e a psoríase.

Por serem também uma excelente fonte de vitamina D e fósforo, os peixes gordos são fundamentais para a formação e manutenção dos ossos. Note-se que os peixes enlatados que conservam as suas espinhas moles, caso da sardinha e da cavala, são excelentes fontes de cálcio, isto se as espinhas forem comidas.

Ómega 3 de origem marinha: benefícios gerais

  • Aumenta a motivação
  • Melhora a concentração
  • Neutraliza o stress
  • Previne as doenças degenerativas do cérebro
  • Actua numa prevenção primária e secundária da arterosclerose

  • Em suma, importa estimular o consumo de peixe! Esta alimento, nem sempre apreciado, principalmente pelas crianças deve ser incluido obrigatoriamente na dieta normal.

    Não estará na altura de incluir este alimento mais vezes na sua rotina alimentar??

    1 comentário:

    Eduardo disse...

    Gosto muito de peixe, problema é meu filho de 3 anos ele não gosta muito