sexta-feira, 4 de abril de 2008

Opinião Pública - Emagrecer à Pressa

Com a aproximação do Verão aumenta a preocupação com o corpo e como consequência a tendência para a realização de dietas muitas vezes desapropriadas. No “opinião pública semanal”, num total de 21 respostas, 71,4% já fizeram, tentarem ou fazem regularmente dietas para perda de peso nesta altura do ano.
A maioria das pessoas procura “fórmulas milagrosas” com o intuito de perder peso com pouco sacrifício e em pouco tempo. É importante alertar as pessoas que estas dietas são na sua maioria inviáveis pois não oferecem um equilíbrio adequado de nutrientes, sendo bastante restritivas e até perigosas.

Erros mais comuns

Normalmente as pessoas tendem a começar uma dieta sem acompanhamento nutricional, por sua conta e risco, o que pode conduzi-las a cometer, na maioria das vezes, erros graves com consequências nefastas para a saúde.
Alguns erros mais frequentes são: passar muitas horas sem comer, saltar refeições, deixar de comer ou não ingerir a totalidade de nutrientes, vitaminas e outras substâncias necessárias ao organismo, ou por outro lado recorrer a suplementos nutricionais desadequados, medicamentos ou outros compostos, mantendo a dieta actual e não praticando exercício físico.


Perder peso de maneira saudável

Fazer uma dieta saudável é crucial para obter todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento e manutenção do organismo. Cada um deve adoptar uma dieta alimentar que melhor se adapte à sua constituição. No entanto, as regras de ouro para uma alimentação saudável são universais: variedade, equilíbrio e doseamento da quantidade dos alimentos.
Além de variada, a ingestão de alimentos deve ser repartida por várias refeições ao longo do dia. As doses devem ser pequenas e não exceder as necessidades do organismo e não se deve privar totalmente de alimentos.
É também uma utopia achar que poderá perder peso mantendo um estilo de vida de sedentarismo e abusos alimentares. A prática de exercício físico terá sempre que acompanhar uma dieta equilibrada.
Com toda esta informação não tem necessidade de praticar uma má alimentação nem se expor a dietas desequilibradas. Se realmente tiver necessidade de perder peso procure acompanhamento nutricional, que o irá ajudar de forma a não prejudicar a sua saúde, até porque emagrecer é um processo demorado e não poderá ser feito de qualquer maneira.

Nenhuma dieta é possível sem esforço! E atenção, as pessoas não são todas iguais e por isso não se devem copiar dietas.


Cuide-se....fazer uma dieta saudável é o primeiro passo para um estilo de vida saudável.

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bem escrito.Vocabulário de fácil compreensão, ideias simples e importantes.Penso que é um bom ponto de partida informativo para quem pensa em fazer dieta de perda de peso.
Já agora uma pergunta. Quais os líquidos que fornecem uma melhor hidratação no Verão?A água é o melhor ou pode ser substituída por sumos,por exemplo?

CSI - COMIDA SOB INVESTIGAÇÃO disse...

A água é sem dúvida a melhor forma de conseguirmos uma boa hidratação, não só no Verão, mas também ao longo e todo o ano. Os sumos também poderão ser uma alternativa. No entanto, o melhor será optar por sumos de fruta naturais em detrimento dos refrigerantes ou outros sumos, já que estes possuem níveis muito elevados de açúcar e outros conservantes.