segunda-feira, 28 de abril de 2008

Dietas alternativas - Macrobiótica e Vegetariana

Como futuras nutricionistas temos consciência que é deveras essencial dar a conhecer alguns tipos de regimes alimentares especiais. É bastante importante que as pessoas conheçam as ditas “dietas alternativas” que fazem parte do dia-a-dia de inúmeras pessoas, quer por questões de saúde, ambientais ou pessoais. Não se perde nada em ficar a saber um pouco mais deste assunto mesmo que não pratique nenhuma…E se pretende praticar não se esqueça da importância de um correcto acompanhamento por profisssionais de saúde e uma adequada informação para evitar carências alimentares graves..

Vegetariana

A dieta dos vegetarianos é muito diversificada e pouco regrada. Muitas vezes confunde-se alimentação vegetariana com ingestão única e exclusiva de saladas, rejeição de sobremesas doces e uma especial predilecção por derivados de soja, o que é errado. Também é comum a ideia de que os vegetarianos preferem produtos integrais, o que, uma vez mais, não corresponde à verdade. Existem três tipos de vegetarianos:
  • Lacto-ovo-vegetarianos
  • Lacto-vegetarianos
  • Vegetarianos puros ou vegans

Enquanto os primeiros comem de tudo excepto carnes de qualquer espécie, os segundos acrescentam às restrições os ovos e os terceiros os ovos e lacticínios.

Vejam este vídeo, sobre um debate sobre a dieta vegetariana na sequência da reportagem "100% Vegetal" emitida pela SIC.



Ficou curioso?? E que tal experimentar um restaurante indiano de tradição hindu? Os hindus são há muito seguidores deste tipo de alimentação.


Macrobiótica

A macrobiótica vai muito mais além do simples facto de se prescindir da carne nas suas refeições. Uma refeição macrobiótica normal pode ter uma sopa, de preferência com pouca ou nenhuma batata e pouca gordura. O prato principal inclui um cereal integral, dois ou três acompanhamentos de vegetais – uns levemente cozinhados, como agrião escaldado, outros cozinhados durante mais tempo para ficarem macios -, leguminosas e um pequeno acompanhamento de algas. A refeição pode terminar com uma sobremesa, geralmente sem adição de açúcar, e uma infusão.

Aos olhos dos omnívoros ser macrobiótico ou vegetariano é o mesmo. De facto tanto os vegetarianos como os macrobióticos recusam-se a comer carne, uns por questões de saúde, outros por motivos ambientais ou éticos. Segundo Francisco Varatojo, director do instituto macrobiótico de Portugal, a “única coisa que implica ser vegetariano é não comer produtos alimentares; enquanto a alimentação macrobiótica obedece a regras”, como comer, todos os dias, “cereais integrais e vegetais, coadjuvados por feijões, algas, sementes, oleaginosas, fruta e chá".

Fonte: Jornal Expresso

1 comentário:

Líviany Moura disse...

Muito bom o blog!!!

Adorei as dicas e informaçãoes que aqui encontrei, obrigada por nos proporcioná-las!

Líviany Moura