quinta-feira, 24 de abril de 2008

Programa Media Smart

Aqui está uma excelente inicitiva, numa altura em que é já conhecido o profundo impacto que a publicidade tem nos hábitos alimentares das crianças: Crianças aprendem na escola a interpretar publicidade

O
Ministério da Educação participou dia 21 de Fevereiro, na sessão de lançamento e apresentação do programa Media Smart, na Escola Eugénio dos Santos em Lisboa.

"Para um público esperto, um olhar mais desperto" é o lema do programa Media Smart, cujo lançamento em Portugal é da responsabilidade da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN). Trata-se de um programa escolar de literacia para a publicidade nos diferentes meios de comunicação, dirigido às crianças dos 1.º e 2.º ciclos.

A ideia é que as crianças desenvolvam as suas capacidades de compreensão e interpretação das mensagens publicitárias comerciais e não comerciais o mais cedo possível na sua vida, "para que desenvolvam o seu sentido crítico".

Para desenvolver este projecto no nosso país, a APAN reuniu um grupo de peritos constituído por onze elementos, do qual fazem parte um representante da Direcção-Geral da Saúde, Instituto do Consumidor, Confederação Nacional das Associações de Pais, Associação Nacional de Nutricionistas, um representante dos Professores, um Observador Europeu (DG INFSO), um especialista em Marketing Infantil e um especialista em Comunicação Infantil.

O programa Media Smart foi desenvolvido no Canadá em 1998 e veio para a Europa em 2002, onde está já a funcionar em sete países:
Reino Unido, Suécia, Finlândia, Hungria, Alemanha e Bélgica. E agora em Portugal.

Consulte
aqui o programa já instituido no Reino Unido. E aqui algumas actividades sugeridas para as crianças no decorrer desse programa.

1 comentário:

AnaDaniela disse...

Devo admitir que ainda não tinha conhecimento deste programa mas acho uma excelente iniciativa. As crianças são um dos principais grupos alvo da publicidade e extremamente influenciáveis pala mesma, de maneira a que se torna cada vez mais importante que saibam interpretar aquilo que vêm na televisão e não se deichem influênciar tão fácilmente!