segunda-feira, 28 de abril de 2008

O que comer por dia - Respostas de Maria Daniel Almeida - Parte III

Quais os alimentos proibidos?
"Para além da água, indispensável à vida - e que ocupa o núcleo central da nova Roda dos Alimentos, realçando assim a sua imprescindibilidade na alimentação diária - o único alimento de que nunca deveríamos ser privados é o leite materno durante o primeiro ano de vida. Depois dessa idade, sendo omnívoros temos a capacidade de conseguir os mesmos resultados prescindindo de uns alimentos mas escolhendo outros. Por exemplo, embora o leite seja uma das melhores fontes de cálcio (quer pela quantidade, quer pela relação com o fósforo que permite o seu melhor aproveitamento), é perfeitamente possível satisfazer as necessidades deste mineral sem beber leite, consumindo outros alimentos ou combinações de alimentos (por exemplo, sopa de feijão vermelho com couve galega). Este conhecimento permite aos nutricionistas uma flexibilidade de pensamento e decisão de modo a adequar o aconselhamento aos diferentes tipos de indivíduos ou populações. Daí não ser apologista desta dicotomia bom/mau, permitido/proibido."


Qual o melhor esquema alimentar para as 24 horas do dia?
"Proponho, não para as 24 horas mas sim para 14 a 18 horas (que o nosso organismo e o aparelho digestivo também têm que descansar), repartir a alimentação diária por duas refeições estruturadas (tipo almoço e jantar), duas a três merendas, começando o dia com um "grande pequeno-almoço"."

Mudar a dieta traz os mesmos benefícios em qualquer idade?
"Há sempre benefícios, mas a extensão dos seus efeitos difere do período da vida em que nos encontramos. Para uma criança ou um adolescente pode significar a diferença entre viver mais do que viveram os pais e com qualidade ou viver menos do que viveram os pais e avós, e com sofrimento físico e psíquico. Na velhice, pode significar melhor bem-estar, controlar a diabetes e a hipertensão e assim diminuir o risco de enfarte ou de AVC."

Sem comentários: