sexta-feira, 25 de abril de 2008

O que comer por dia - Respostas de Maria Daniel Almeida - Parte II

Quais os aspectos positivos da nossa alimentação?
O consumo de peixe, de produtos hortícolas, (incorporados em sopas, cozinhados de carne ou peixe ou como acompanhamento) e de fruta é mais elevado comparativamente a outros países europeus. A variedade e a inventiva culinária são igualmente aspectos positivos e a preservar.

O que é comer correctamente?
É comer de acordo com as necessidades nutricionais (em função da idade, do sexo, da situação de saúde, da actividade física no trabalho e no lazer), com o objectivo de potenciar a saúde e de acordo com gostos e a nossa cultura alimentar. Gostaria ainda de incluir neste conceito a questão da sustentabilidade: comer adequadamente deve privilegiar a produção local e evitar os desperdícios, em atenção ao ambiente e à vida na Terra.

Quais os alimentos de que nunca devemos prescindir?
Nós, humanos, somos omnívoros. Traduzido à letra significa "comemos de tudo". Ou seja, não dependemos apenas de um pequeno leque de alimentos para nos nutrirmos (isto é, para construirmos as nossas estruturas, para as repararmos, para mantermos as nossas funções vitais, para nos reproduzirmos). Esta característica explica o sucesso do povoamento humano da Terra: dos calores tórridos das zonas equatoriais aos frios gélidos das regiões polares, os seres humanos usaram os alimentos que tinham à sua disposição, ou seja, sobreviveram pela adaptação ao meio ambiente. Paradoxalmente, esta versatilidade significa que um só tipo de alimentos não nos é suficiente e que, para obtermos as substâncias de que necessitamos precisamos de ingerir diferentes tipos de alimentos. É essa noção de complementariedade que constitui uma das bases da Roda dos Alimentos: os alimentos, organizados por afinidades de composição nutricional, são intercambiáveis dentro de cada grupo e diariamente devemos consumir de todos os grupos nas proporções que as secções da Roda sugerem, com o cuidado de variar o mais possível dentro de cada grupo.

Sem comentários: